A saúde e suas conquistas

Ao iniciar a escrita deste artigo fiquei pensando nas inúmeras situações que eu gostaria de compartilhar. Estas situações versam entre temas mais positivos como temas mais (in)tensos. Contudo, optei por falar de algo mais positivista.


Acredito

Sei que todos os dias somos invadidos por notícias que causam consternação, sofrimento e um sentimento de impotência diante do que esta sendo veiculado. E acredito, seriamente que, no nosso dia a dia, o que de fato nos impulsiona a agir é uma esperança grande, aquela do verbo esperançar, que nos faz levantar da mesa e buscar outras possibilidades.


Esperançar

Esse verbo nos permite não apenas acreditar, mas planejar, projetar, buscar estratégias capazes de trazer para perto de nós o sonho de que é possível, (re)projetar caminhos possíveis do que a gente deseja para a saúde.


Indo mais além...
Na semana em que a UPA entrega para a comunidade santa-mariense um telhado totalmente novo não posso me furtar de esperançar, de acreditar que um planejamento bem feito e a busca de parcerias concretas permitem, sim, que a saúde vá além de atender, mas que ela envolva segurança física, estrutural e cuidado.


Subjetividade
Estou ciente de que os temas que trabalham com diagnósticos, doenças e estratégias de cuidado são aqueles que a gente parece melhor “consumir”. Contudo, nossa inteireza, nossas subjetividades, passam pelos nossos sentidos. A gente se sente mais acolhido quando os espaços de cuidado são cuidados e nossa humanização passa por um profissional atento e gentil. Mas não só...


E a saúde  
Esta é uma construção, não apenas humana, mas também social. Até quando a gente vai continuar “cegos” de que a violência social, externa e comunitária adoecerá nossa saúde comum? Até quando permitirá que eu ofenda os outros pelos simples fato de eles pensarem diferentes de mim ou não responder no meu tempo? Em nossa saúde social esta faltando tato.

Para pensar
Pare um momento no seu dia e se pergunte como os seus sentidos têm colaborado para animar (colocar alma) sua atuação cotidiana. Seus sentidos podem ajudar você a esperançar, a acreditar que é possível construir o novo e agradecer pelo que as parcerias podem contribuir nessa busca. Posto isso, agradeço a Secretaria Municipal de Saúde por estar conosco nesta reforma da UPA.


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Aleitamento materno é padrão ouro Anterior

Aleitamento materno é padrão ouro

Luto Próximo

Luto

LEIA MAIS
10/07/2025 14:00
10/07/2025 14:00